WhatsApp

(19) 99799-0762

Telefone

(19) 3328-3752

Telefone

(19) 3328-3753

Você sabe o que é a densitometria óssea e qual importância para a sua saúde?




Este exame consiste na detecção de dois diagnósticos diferentes. Um deles é analisar e detectar a perda de massa óssea, a qual futuramente pode indicar a existência de osteoporose. A outra é uma avaliação da composição corporal, semelhante ao cálculo de IMC que a maioria das pessoas conhecem.




A osteoporose




A osteoporose é uma doença que acomete principalmente as mulheres acima dos 45 anos. Esta consiste em um enfraquecimento dos ossos, os tornando cada vez mais porosos e permitindo uma maior facilidade para ocorrência de fraturas.




Os principais ossos que estão propícios a sofrerem fraturas por osteoporose são os do quadril, da costela e do colo do fêmur.




Já nos homens, esta doença pode começar a ocorrer a partir dos 50 anos de idade devido a produção de hormônios, que protege o desgaste dos ossos até então.




Seu diagnóstico é difícil de ser feito apenas através de sintomas, uma vez que esta doença não apresenta nenhum sinal muito claro de que está se instalando. Portanto sua principal confirmação vem através do exame de densitometria.




Este funciona como um raio-x do corpo inteiro, contudo sua radiação é mais fraca que a de um raio-x comum. A densitometria permite uma visão detalhada do tecido ósseo, possibilitando saber se há áreas fracas e porosas.




Composição Corporal




O Índice de Massa Corporal ( IMC) é uma forma muito conhecida de se calcular se o peso da pessoa está de acordo com o que foi aconselhado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).




Ele consiste em um cálculo usando valores de altura e peso do indivíduo. Dependendo do valor, consegue-se saber se o mesmo está abaixo, na média ou a cima do peso. Este proporciona uma ideia geral de como está a saúde da pessoa em questão.




A densitometria óssea, faz um processo semelhante, porém muito mais completo.
Esta consiste num “escaneamento” do corpo inteiro do paciente, conseguindo diferenciar e calcular a massa muscular, gordura, massa óssea e gordura visceral.




Dessa forma o paciente consegue ter um panorama de toda sua composição corporal e possivelmente receber algum diagnóstico antes não informado.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?