WhatsApp

(19) 99799-0762

Telefone

(19) 3328-3752

Telefone

(19) 3328-3753

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais afeta mulheres no Brasil, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma. Por isso diversas campanhas de prevenção e conscientização são realizadas anualmente, as quais possuem um grande alcance na sociedade. Mas muitas dúvidas ainda permeiam entre mulheres e o principal problema está no fato de que muitas vezes, informações e crenças incorretas são divulgadas e acabam sendo um obstáculo nesta luta contra o câncer.




Aqui iremos discutir alguns mitos e verdades sobre o assunto a fim de esclarecê-los e ajudarmos na luta contra o câncer de mama.



1. Alguns tipos de sutiã podem causar câncer de mama

MITO. O sutiã não interfere no desenvolvimento do câncer de mama. Independente do seu formato, se tem bojo ou não. Assim como dormir de sutiã também não interfere nesta questão.

  1. O uso de desodorantes contribuem para surgimento do câncer de mama

    MITO. Primeiramente que não há nenhuma célula mamária na região das axilas, para que estas sofram ação de seus componentes. Além disso, não há nenhum estudo que mostre relação com o uso de desodorantes e o câncer de mama, independente de ser roll on, spray ou aerosol.
  2. Fumar aumenta os riscos de se desenvolver câncer de mama

    VERDADE. O tabagismo é um fator de risco para o aparecimento de vários tipos de câncer, inclusive o de mama.



4. Pílula anticoncepcional podem causar câncer de mama

DEPENDE. Há diferentes dosagens de estrogênio para cada tipo de pílula. A grande maioria não possui concentração suficiente para causar alguma alteração que provoque o aumento de risco ao câncer de mama. Inclusive, auxiliam a prevenir o câncer de colo de útero. Entretanto, existem alguns comprimidos que contêm altas concentrações de estrogênio e geralmente são utilizados para tratamento de doenças, estes sim, podem causar um aumento de risco para o câncer de mama. Além disso, alguns estudos informam que pessoas que utilizam este medicamento há muitos anos podem correr mais risco de contrair a doença do que aquelas que usaram por pouco tempo.

5. Se não tenho antecedentes na família com câncer de mama, não corro risco de desenvolver.

MITO. Ninguém está imune ao câncer de mama. Este está diretamente relacionado a mutações gênicas e portanto qualquer pessoa pode obter, sejam por questões hereditárias ou de forma espontânea. O que vai causar esta mutação gênica é o estilo de vida que o organismo está exposto, alterações químicas no corpo ou exposição a toxinas do ambiente. Vale ressaltar que apenas 10% dos casos de câncer de mama são hereditários.



6. Se fizer autoexame todo mês não há necessidade em fazer mamografia.

MITO. O autoexame, por mais que seja importante para uma consciência corporal, não auxilia na detecção de câncer de mama em estágios iniciais. Somente a mamografia realiza este papel. Então é importante que exames sejam realizados periodicamente e que o autoexame
seja feito sempre que possível para evitar eventuais diagnósticos futuros.

7. Homens podem ter câncer de mama

VERDADE. Por mais que seja algo não frequente, homens podem sim apresentar a doença. Segundo o INCA, apenas 1% da população representa estes casos.


Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?