Nesta terça feira (27), a Jovem Pan publicou em sua página uma notícia retratando os impactos que a pandemia pelo covid-19 trouxe para os diagnósticos de câncer.
Já temos em nosso blog um post comentando sobre estudos feitos nos Estados Unidos, deste mesmo assunto: A chegada do outubro rosa e o covid-19
Pelo foco estar nesse novo vírus, o câncer, uma das doenças que mais matam no mundo, foi deixado para segundo plano.
Segundo a notícia, em cerca de 1 mês 50 mil diagnósticos de câncer deixaram de ser realizados. E agora, este número deve beirar os 150 mil.
No caso de mamografia, muitas mulheres deixaram de realizar o exame por medo de se contaminar. Vale ressaltar que este exame é capaz de reduzir em 30% a taxa de mortalidade por câncer de mama.
Além dessas informações, a notícia comenta sobre um evento online que foi promovido pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, o qual teve como objetivo conscientizar e incentivar a população a realizar os exames que deixaram de ser feitos.
Clique aqui para acessar a notícia completa da Jovem Pan: Milhares de casos de câncer deixaram de ser diagnosticados durante a pandemia