Novembro também é mês de campanhas preventivas, dessa vez, contra doenças que afetam o sexo masculino principalmente o câncer de próstata.
A campanha foi criada na Austrália em 1999, por um grupo de amigos que queriam conscientizar as pessoas sobre a questão de saúde masculina. Lá o nome da campanha é Movember (moustache + november), e eles deixavam os bigodes crescerem todo mês como apoio a este movimento.
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais afeta homens, e também é o sexto tipo de câncer que mais afeta pessoas no mundo todo.
Alguns dados do Ministério da Saúde informam que de 6.141 homens que participaram de uma pesquisa telefônica (Vigitel 2015), 31% não tem o hábito de ir ao médico. Desses que dizem não ir, 55% justificam que não vão pois não precisam.
Outra pesquisa realizada em 2019 com o foco no câncer de próstata, apresentam dados de que entre 2400 homens, 59% não costumam ir ao urologista, que foi considerado o médico do homem por 37% destes mesmos participantes.
Mas o que é a próstata?
A próstata é uma pequena glândula localizada na pélvis, encontrada apenas em indivíduos do sexo masculino. Seu tamanho é semelhante ao de uma noz. Fica entre o pênis e a bexiga e tem como função produzir um fluido espesso e branco que é misturado com o esperma e secretado na ejaculação.
E quais são os sintomas do câncer de próstata?
Os sintomas são invisíveis, no geral. Mas só aparecem quando o câncer tiver crescido ao ponto de pressionar a uretra.
Quando chega a este ponto, os homens podem apresentar alguns sintomas como:
necessidade mais frequente de urinar, em geral à noite;
necessidade de correr para o banheiro;
dificuldade ou demora para urinar;
urinar com pouca força ou sentir que a bexiga não se esvaziou completamente.
Em alguns casos em que o câncer tenha se espalhado, os homens podem sentir: dores nas costas e nos ossos, perda de apetite, dor nos testículos e perda de peso.
Como é feito o tratamento?
O tratamento do câncer de próstata irá depender da agressividade da doença e se a mesma se espalhou pelo corpo. Há 4 estágios principais:
Estágio 1: o câncer é pequeno e está restrito à glândula.
Estágio 2: o câncer está na próstata, mas em tamanho maior.
Estágio 3: o câncer se espalhou e pode ter atingido os dutos que transportam o sêmen
Estágio 4: o câncer se espalhou para os nódulos linfáticos ou outra parte do corpo, incluindo a bexiga, reto ou ossos.
Se o câncer é considerado de “baixo risco”, os homens são colocados em observação e testados regularmente para que a doença seja bem monitorada.
Se o câncer está apenas na próstata, os pacientes podem optar por uma prostectomia, que é a extração do órgão.
A radioterapia é outra opção quando a doença está restrita à próstata ou se espalhou. Ela envolve o uso de radiação para matar as células cancerosas. Em pessoas com câncer terminal, o tratamento pode acabar diminuindo o avanço do câncer.
É muito importante que os homens entendam que precisam cuidar da sua saúde, assim com qualquer outra pessoa. Alguns exames devem ser realizados regularmente, e sempre é necessário conversar com um médico caso haja alterações. Cuidar da saúde é sempre prioridade!
(19) 99799-0762
Telefone
(19) 3328-3752
Telefone
(19) 3328-3753